Gere Mais Valor

Manifesto: Comunicação Autêntica

A certa altura da vida, a gente começa a se questionar sobre o legado que vamos deixar nesse mundo.

Ou, no mínimo, se somos relevantes pro mundo.

Mas o que é ser relevante para o mundo?

Há quem diga que é ser lembrado pela eternidade. Mas não devemos ser guiados pelo medo de sermos esquecidos.

Há também quem defenda que ser relevante é ser altamente conhecido. Mas não é o status que dita as regras desse jogo.

Eu vejo a relevância como potencial de gerar valor na vida de outras pessoas. Para ser relevante, eu me sinto feliz em entregar, porque sei que vou receber naturalmente. A abundância é um direito nato ao qual todos temos acesso e ela é implacável. 

Gerar valor é uma questão latente na sua vida quando você entende que ajudar alguém é ajudar a você mesmo. É tudo uma questão de conexão… e a nossa habilidade mais poderosa para nos conectarmos com as pessoas é a comunicação. É através dela que expressamos quem somos, o que queremos, para onde vamos e como contribuímos.

Bem, eu comecei a me questionar sobre o legado que vou deixar neste mundo. Percebi que a comunicação sempre foi uma espécie de ferramenta mágica para mim. Ela me aproxima de pessoas que se conectam com a minha verdade, dá vida a ideias antes presas ao papel, eco alta e clara, levando um pedacinho de mim para os quatro cantos do mundo, graças à internet. E eu sei que você é perfeitamente capaz de fazer o mesmo.

Comunicação é atração. Ela expõe o que você tem para dar ao mundo e é através dela que milhares de pessoas que sequer te conhecem pessoalmente, também podem se beneficiar de algo que você pode entregar. 

Sim, a palavra também é mágica. Estimula a conversa e ilumina os problemas que pedem por uma solução. Quando usadas de forma autêntica, as palavras compõem uma conversa que encurta o caminho até a realização de um desejo. 

É a comunicação que organiza pensamentos e sai da superficialidade para criar soluções. E se solucionar problemas também é gerar valor… 

E quanto maior o potencial de gerar valor, mais nos tornamos relevantes… 

Então, somos cada vez mais relevantes quando conseguimos comunicar com qualidade. 

Aos poucos, todas as pontas se conectam.

Comunicação é entender. É ouvir com atenção e dialogar sem suposições, é perguntar antes de prever. 

A palavra tem poder. Poder de transformação, de despertar emoção, de sentir no outro o que se deseja alcançar ou resolver, com toda a sua alma. Se você tem um negócio e não colocou esse como o principal motivo da sua existência, considere recomeçar tudo do zero.

E você pode recomeçar fazendo uma única pergunta:

Como eu gero valor?

A resposta para esta pergunta costuma criar negócios realmente lucrativos, simplesmente porque eles são autênticos.

Em um mundo que vende uma fórmula pronta a cada minuto, ser autêntico é uma grande força. É a base de qualquer relacionamento saudável, seja ele com amigos, colegas, esposa, marido, filhos, clientes.

É por isso que uma comunicação autêntica é a maior aposta possível para ser relevante e deixar um legado.

Pense em todas as vezes que alguém ganhou a sua confiança porque foi transparente quando falou com você.

Lembre de todas as pessoas que você admira e observe se autenticidade é uma qualidade que elas têm.

Agora, supondo que você já se questionou em algum momento da vida sobre o seu legado neste mundo, imagine se faria sentido não ser autêntico com os seus próprios amigos, clientes e todas as pessoas com as quais se relaciona. 

E como ser mais autêntico todos os dias?

Todos nós temos uma história fascinante, cheia de bagagens e cicatrizes só nossas. Ninguém percorreu o mesmo caminho que você, com as mesmas interpretações. Esse é o seu maior ativo. É a sua essência, uma forma diferente de fazer as coisas, de enxergar o mundo. É por isso que não existe uma pessoa mais qualificada do que você mesmo para contar a sua história ou entregar o que você entrega. 

Se vista da sua comunicação autêntica e faça o mundo saber. Conteúdo autêntico aproxima as pessoas.

Com ❤️ amor,
Rebeca Palmieri